Você sabe o que é o Employer Branding? Toda empresa, querendo ou não, cria uma visão sobre si mesma no mercado (funcionários, fornecedores, clientes). Todos avaliam sua experiência com a marca de diferentes pontos de vista. Você provavelmente já ouviu falar de algumas com um ambiente de trabalho diferente, como o Google, que possui área de lazer, oferece lanchinhos e até vale-massagem. É a empresa dos sonhos para qualquer funcionário. Já na Ásia, os escritórios têm incorporado cada vez mais plantas ao ambiente de trabalho, para estimular a criatividade e produtividade.
Essa ideia não surgiu do nada. Muito pelo contrário, é um conceito amplamente estudado e discutido no mundo todo. Você com certeza já ouviu falar dele, e se quer que o mercado te veja bem como empregador e atrair e selecionar os melhores talentos do mundo, precisa saber mais. Trata-se de Employer Branding, ou Marca Empregadora, e vamos te contar tudo o que precisa saber sobre o assunto neste post.
O que é Employer Branding?
É construir uma imagem boa da sua empresa como ambiente de trabalho. Passar uma visão positiva, interna e externa (para seus funcionários e o mercado). Dessa forma, bons profissionais vão competir para entrar na sua empresa, e os atuais vão se esforçar para permanecer. Talentos não serão perdidos para empresas maiores ou concorrentes, mas crescerão junto com você.
Há alguns rankings, como o Great Place to Work, Glassdoor, 99jobs, Você/SA e tantos outros, que classificam as empresas em um ranking das melhores empresas para se trabalhar. Os colaboradores dessas companhias tem que fazer enquetes e responder perguntas sobre muitos aspectos, que vão desde o ambiente de trabalho, possibilidade de crescimento até a cultura da empresa. Nele, muitos futuros colaboradores podem encontrar mais informações sobre a sua empresa antes de aplicar para um processo seletivo.
(Nota: Employer Branding, com “ing” no final, é o conjunto de ações tomadas para melhorar sua marca como empregadora, sua Employer Brand)
Algumas características de negócios com bom Employer Branding são:
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O trio: Missão, Visão e Valores claros para todos, dentro e fora do ambiente de trabalho –
É fundamental que todos saibam qual a imagem que a empresa quer passar, aonde quer chegar, seus objetivos e cultura empresarial. Isso dá um propósito maior a cada coisa que é feita pelos funcionários.
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Boa comunicação entre o time –
Muitos problemas podem ocorrer por causa da comunicação falha, por isso é algo tão importante e atrativo em uma empresa. Priorizar a comunicação e a clareza é indispensável para um time unido e eficiente.
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Ambiente agradável –
Ninguém quer trabalhar em um lugar estressante, claro. Pra isso empresas investem em bons ambientes para seus escritórios. Também não é preciso transformá-los num parque de diversões, apenas criar um bom espaço onde se possa produzir.
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Funcionários inspirados e incentivados a produzir/atender –
Todo mundo trabalha melhor quando tem vontade. Incentivar o engajamento e a produção com orgulho pode ser um grande diferencial, independente do tipo de negócio.
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Marca bem vista –
É o resultado de todas as anteriores. Assim, as pessoas vão falar bem de você como empregador e o employer branding cumprirá seu papel. Cada vez mais os talentos do mercado terão os olhos na sua empresa.
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Cultura organizacional sólida –
Cultura organizacional, resumindo, é a identidade do negócio, a forma como as coisas são feitas. Quando é bem definida, todos trabalham visando o mesmo objetivo, alinhados com a visão da empresa.
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Uma equipe que se sente valorizada –
Por fim, talvez a principal característica de um lugar com boa marca empregadora é o orgulho que as pessoas sentem estando lá (pertencimento), que sente que não tem seu potencial desperdiçado e que deseja continuar com você. Toda empresa com uma boa Employer Brand tem funcionários que se orgulham de espalhar o que fazem e fazem isso de maneira natural.
Essa boa imagem é fundamental. Uma pesquisa feita pelo LinkedIn com 3 mil líderes de RH em 15 países diferentes, descobriu que, trabalhando o Employer Branding, o custo de contratação pode ser reduzido em 50% e o índice de rotatividade do pessoal em 28%.
Cases Brasileiros e Estrangeiros de Employer Branding
Para transmitir essa imagem positiva aos seus funcionários e ao mercado, corporações adotam diferentes técnicas. Alguns exemplos de sucesso são:
Grupo Netshoes
Agora reconhecida como uma das 25 empresas dos sonhos para se trabalhar, segundo o LinkedIn, a Netshoes teve muitas dificuldades para conseguir atrair e reter os talentos, devido a problemas de comunicação. Apesar de estar claro na cabeça do fundador quais eram os valores e os objetivos da companhia, foi preciso criar um projeto para reverter o engajamento dos funcionários e construir um excelente ambiente de trabalho. Depois de conduzir uma campanha extensa com seus colaboradores para diagnosticar qual era a cultura interna e alinhá-la com o propósito do fundador, a Netshoes descreveu seus valores e fez uma campanha de comunicação interna para reforçá-los. Você pode ler mais aqui: Employer Branding: como a Netshoes se tornou uma das melhores empresas para trabalhar.
Netflix
A campeã do empreendedorismo no entretenimento destaca-se no Glassdoor, site onde os trabalhadores podem avaliar anonimamente suas empresas. A maioria dos elogios fala dos benefícios que os empregados recebem. Novos pais, por exemplo, tem direito a licença parental por tempo ilimitado no primeiro ano da criança. Uma das faces desse Employer Branding de sucesso, Amir Moini, fala mais sobre o assunto: Netflix’s Employer Branding Lead Shares the Secrets to Building a Winning Brand from the Ground Up
No artigo, ele destaca 5 pontos que são fundamentais para criar uma boa marca empregadora.
- É melhor investir em soft skills, habilidades comportamentais, que em ter uma extensa experiência com employer branding.
- Você deve deixar os funcionários usarem suas próprias palavras para falar do seu negócio, mesmo que no início isso seja doloroso de ouvir;
- O papel não é só do RH. Engaje outros departamentos a participar da criação do employer branding. Afinal, a empresa não atrai talentos apenas para o departamento de recursos humanos.
- Assuma riscos, teste estratégias. Mesmo que os outros falem que é loucura ou uma ideia ruim.
- Cria uma identidade nas mídias sociais e assuma uma voz. Essa voz precisa estar alinhada com os objetivos da marca.
Microsoft
A Microsoft garante ótimos salários, liberdade criativa e permite que seus colaboradores sintam-se desafiados constantemente, num ambiente inovador que incentiva o trabalho em equipe.
A melhor empresa para se trabalhar em 2015, segundo o Global Randstad Award (levantamento da Randstad, multinacional holandesa de RH), o Employer Branding da Microsoft compete com gigantes do mercado, como o Google, Facebook e a Apple. Seu diferencial é o valor que dão para a curiosidade dos funcionários e o estímulo ao desafio e evolução. “Em um mercado que nunca para quieto, queremos pessoas que abracem o crescimento, pessoas que estão ansiosas para aprender ao invés de pensar que já sabem tudo sobre o assunto”, disse Chuck Edward, que cuida da aquisição de talentos ao redor do mundo na empresa.
Os workshops são outra iniciativa que servem para atrair e reter talentos, além de manterem as pessoas engajadas e motivadas. No Microsoft Garage, os funcionários podem trabalhar em projetos que muitas vezes não tem relação com sua principal função na empresa. Esses projetos laboratoriais encorajam a colaboração e criam relações e parcerias duradouras no mundo todo ao redor da empresa.
Estudo de caso: case study: employer branding at microsoft.
Talvez a mais falada por aí. Além das regalias que já mencionamos e dos escritórios extraordinários, o Google oferece o que qualquer um quer sentir no seu working space: Liberdade de pensamento e valorização individual. Os projetos de cada um são levados muito a sério e todos têm o direito de trabalhar e investir tempo no seu “Passion Project” (voltaremos a isso mais à frente).
Não é a toa que está entre as 15 empresas mais desejadas para se trabalhar no país, como você verá no vídeo. Cada escritório possui área de lazer e descanso com redes e sinuca, cozinhas, ou microkitchens, com doces, sucos, refrigerante e frutas disponíveis, entre outras coisas para tirar o peso da rotina de trabalho e aliviar o estresse.
Confira o vídeo:
BMW
A BMW foi a vencedora do Global Randstad Award em 2014 e 2016. Reconhecida por valorizar as soft skills de seus funcionários, como confiabilidade e honestidade, e ter bons planos de carreira, segurança, flexibilidade e comunicação, a multinacional transformou-se numa das empresas mais almejadas do mundo para se trabalhar.
O Long-term job security era o principal valor, principalmente em tempos de incerteza e crises. Com uma mudança nas estratégias da marca empregadora, esse valor perdeu seu posto para conceitos como salários competitivos, benefícios para os funcionários, um bom equilíbrio entre trabalho e a vida pessoal dos trabalhadores e uma atmosfera agradável que evite o estresse.
BMW wins Global Randstad Award 2014.
Como posso melhorar minha Marca Empregadora?
Construir uma boa Employer Brand (Marca Empregadora) é um processo delicado, por isso a grande discussão nos meios do marketing, comunicação interna e RH ao redor do mundo. Antigamente existia uma hierarquia entre esses meios e as atenções estavam voltadas para o lado de fora da empresa. Hoje, eles trabalham juntos, com o mesmo objetivo: engajar todos os envolvidos no negócio, como é descrito no ebook “Employer Branding e Outras Técnicas de Marketing no RH” (download gratuito aqui).
É importante lembrar que sua Employer Brand não pode ser construída por uma pessoa sozinha. O que um ex-funcionário diz sobre a experiência dele pode influenciar muito na visão que o mercado tem sobre você, por isso a marca deve ser trabalhada de dentro para fora.
Separamos algumas reflexões a serem feitas:
O que deixa seus funcionários insatisfeitos?
A comunicação é um dos pontos mais importantes, e conhecer o que deixa quem trabalha com você infeliz é o primeiro passo para melhorar. Colocar-se o máximo possível na posição do outro e saber ouvir o que cada um tem a dizer é a primeira atitude para o sucesso.
A visão dos funcionários está alinhada com a minha?
Como já mencionamos, uma características comum em cases de sucesso é a clareza da visão, missão e valores para o time. Geralmente é realizada uma pesquisa com os funcionários para saber qual a percepção deles sobre a empresa. A partir daí, um plano é traçado para re-apresentar esses conceitos, abrindo espaço para dúvidas e explicar comportamentos que refletem ou não o que a empresa deve passar. Em muitos casos, os funcionários tem voz ativa na construção e ajustes da marca, gerando maior engajamento e alinhamento entre donos/sócios e empregados.
Seus funcionários querem crescer com você?
Atrair talentos é uma coisa, mantê-los com você é outra. Abrir oportunidades para que eles se desenvolvam e conheçam além da própria área é sempre algo positivo. Workshops, cursos, treinamentos ou até ajudar a melhorar no inglês (Como melhorar o ingles da sua equipe sem gastar nada) são práticas super válidas, pois geram profissionais mais bem preparados. Outra ideia importante é ter uma conversa com o funcionário sobre sua trajetória dentro da empresa, pois deixa a perspectiva de evolução. Deixe eles saberem que tem um futuro nesse lugar.
Há liberdade criativa?
De novo com o exemplo do Google: Lá, cada funcionário tem 20% do seu tempo livre, geralmente uma sexta-feira de trabalho, para se dedicar a um projeto próprio, os chamados Passion Projects (Leia mais sobre: Passion Projects). Claro que isso é só um exemplo e cada empresa é um caso diferente, mas mostra como um bom negócio valoriza as ideias de seus colaboradores e sua autonomia de pensamento.
Sua equipe é uma boa embaixadora de sua marca?
Criar materiais que permitam o engajamento com o público, ou entre os funcionários, é um grande diferencial para o Employer Branding. Muitos negócios como a Netflix e Starbucks usam hashtags, desafios e sorteios, pedem para que os funcionários gravem vídeos e relatos em troca de recompensas, entre outros… O que vale é a criatividade, estimular a comunicação e interação de uma forma positiva, que promova a marca e mostre como todo seu esforço para melhorar a empresa tem dado resultado.
Um ponto muito válido a se pensar é a contratação de estrangeiros. Em um efeito dominó, ter bons funcionários (e divulgar isso) continuará atraindo bons funcionários, bem como ter pessoas de outros países em seu ambiente de trabalho também é um chamariz, e traz inúmeras vantagens, pois sua mera presença já é um diferencial para a equipe. Isso dá a oportunidade a todos de aprender algo novo, além de mostrar que sua empresa é almejada por profissionais do mercado internacional, ou seja, é uma grande atitude de Employer Branding. Caso você tenha interesse nessa estratégia, a Intern Brazil pode te ajudar a fazer o recrutamento internacional da sua empresa.
Enfim, já deu pra perceber o quanto esse conceito é relevante para o mercado. Employer Branding é o futuro e quem não se atualizar ficará pra trás, por isso é sempre bom rever seus conceitos como marca e considerar novas estratégias. Pronto para começar?
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