Você sabe o que é internacionalização de empresas? Já se perguntou a respeito da definição, conceito, estratégias, vantanges, desvantagens? Provavelmente você já deve ter ouvido falar e já tem uma ideia do que seja. Neste artigo, iremos explicar para você o conceito da internacionalização de empresas, exemplos bem sucedidos, e passar por uma série de tópicos a respeito da estratégia de uma empresa internacionalizada.
Sumário (clique nos links para ir para os tópicos)
- A importância da internacionalização de empresa
- Quais os riscos e dificuldades?
- Desafios e Oportunidades para Startups e Empresas de serviços
- Estratégias e formas (M&A, Filiais, Serviços, etc)
- Como internacionalizar micro, pequenas e médias empresas
- Exemplos de internacionalização de empresas brasileiras
- Quando não internacionalizar sua empresa?
- Internacionalização de equipes
- O que é uma empresa internacionalizada?
- Conclusão
A importância da internacionalização de empresa
A internacionalização ou globalização de empresas é um tema de suma importância, pois permite que ela diversifique o risco e atenda novos mercados. Quando uma empresa atinge um ponto de estagnação de mercado, no qual dificilmente consegue crescer localmente devido ao tamanho do mercado potencial, é possível que a organização tenha que fazer algo diferente. Este algo diferente pode ser uma expansão do negócio para outras geografias.
Atuando em outros países, a empresa diminui o risco de ser atingida por uma recessão e consegue receita em outras moedas, como o dólar e o euro. Isso permite que ela tenha ganhos variáveis, e até seja mais atrativa para o mercado potencial estrangeiro, já que o ganho de câmbio pode ser favorável para os compradores. Outra razão para pensar em internacionalização, é quando a empresa não encontra bons insumos no mercado local ou quando não os encontra a um preço competitivo. Para ganhar vantagem competitiva, ela recorre a importação de insumos e matéria prima para baratear ou melhorar a qualidade do produto.
Quais os riscos e dificuldades?
Assim como todos os tipos de negócios e projetos, há um risco envolvido no processo de internacionalização de empresas. É possível que o gestor tenha investido em um estudo de viabilidade financeira, no qual apontou que o negócio não é rentável financeiramente. Isso signfica que a operação dificilmente valerá a pena financeiramente, mas, mesmo assim, pode ser que o gestor tome a decisão de expandir internacionalmente, seja por status ou qualquer outro motivo.
Além do risco financeiro, há o risco do negócio. Há diversas pessoas que costumam dizer que o papel aceita tudo. Ou seja, o projeto pode dar certo na teoria, mas, na prática pode ser que o resultado seja diferente. Os obstáculos podem ser maiores que apenas o lado comercial e o posicionamento de mercado da empresa. Pode ser que haja alguma barreira para investidores estrangeiros, que impossibilite a empresa de operar no país que ela quer. Ou então a empresa pode fazer um planejamento perfeito, investir em marketing/parcerias, mas, tentar vender um produto que não tem mercado no país alvo, pois os costumes são diferentes.
As dificuldades de choque cultural são enormes. Uma empresa pode ter um nome que em seu idioma local tem um signficado, mas, que no idioma do país alvo, pode ser um insulto. Por isso, quando for expandir para outros lugares, é necessário ter atenção aos detalhes. Nesses casos é preferível investir na criação de uma nova marca, focada naquele mercado específico.
Dificuldades de entender como fazer negócios localmente, diferenças culturais de vestimenta, cultura de trabalho e o lado cultural do país podem ser um impeditivo para operações desse tipo. Pode ser que você tenha feito o dever de casa, analisado o mercado, mas, que não consiga atender os gostos locais.
Regulamentações ou leis podem interferir no andamento do projeto e acabar com o sonho de uma expansão internacional.
Desafios e Oportunidades para Startups e Empresas de serviços
Para expandir a empresa internacionalmente, não é preciso ter uma estrutura gigantesca e investir milhões de dólares, apesar desssa ser uma alternativa. Você deve estar pensando que para criar um negócio internacional, você deve ter uma entidade legal naquele país, correto? Isso não é verdade. A Intern Brazil faz negócio com pessoas de países do mundo inteiro e nem por isso ela tem um “CNPJ” em cada um desses países. É possível expandir para outros mercados, mas, atuando localmente.
Empresas de serviços, que consigam atuar remotamente tem uma grande oportunidade em suas mãos, pois podem facilmente prestar um serviço para empresas de qualquer lugar do mundo remotamente. Agências de recrutamento, marketing e outras podem ser fornecedoras de grandes agências ou atuar diretamente com clientes finais.
O maior desafio para startups e empresas pequenas de serviço é não sair do foco. Apesar de ganhar momentum e crescimento em outros mercados, pode ser que no mercado local a empresa não esteja consolidada. Isso significa que a empresa pode perder mercado local se um concorrente maior e mais focado vir atrás dela. Não quer dizer que vá acontecer, mas, é um desafio, conseguir com uma estrutura enxuta, atingir e crescer nos mercados locais e internacionais simultaneamente.
O desafio do idioma pode ser uma barreira caso você não tenha ninguém fluente no idioma que deseje atuar. Apesar de quase todo o mundo falar inglês e espanhol, pode ser que você não fale. Mesmo que fale, pode ser que hajam termos e diferenças culturais, que se não forem bem trabalhadas, podem acabar com qualquer negócio.
Apesar disso tudo, há muitas oportunidades para o empreendedor que deseja se arriscar no mercado internacional. Ele poderá diversificar sua operação e terá menor risco de sofrer com uma crise local, além de se beneficiar da desvalorização da moeda local, quando estiver exportando ou vendendo em outras moedas.
Empresas de serviços que consigam atuar remotamente podem vender online e prestar o serviço 100% a distância. Isso significa que a empresa não terá custos de deslocamento, e muitas vezes, conseguirá cobrar mais do que costuma cobrar no mercado local. É uma medida positiva para empresas que estão preocupadas em expandir.
Se sua empresa trabalha com aplicativos, o nível de dificuldade para expandir para fora é muito menor, pois com uma versão em outro idioma e um sistema de pagamento online que funcione, a empresa consegue faturar em outras moedas e atingir pessoas/empresas do mundo inteiro.
As startups não precisam mais ter escritório e representação física em cada lugar que uma transação financeira ocorre. Essa é uma excelente oportunidade de ampliação de faturamento.
Estratégias e formas de internacionalização (M&A, Filiais, Serviços, etc)
No caso de empresa maiores que querem ter uma atuação mais consolidada, é muito interessante estudar bem qual estratégia adotar. Empresas que optarem pelo M&A (Merge and Acquisition) ou simplesmente fusão ou aquisição de empresas, podem ter um crescimento muito mais rápido, mas terão desafios em relação a alterar a cultura de trabalho e manter as duas operações com sinergia. Se você compra uma empresa em outro país, está adquirindo a licensa para atuar lá, assim como os clientes e equipe que ela já possui. Isso significa, na prática, que se deixar do jeito que está, já deve ter uma empresa funcionando. Porém, caso a empresa opte por fazer a fusão, ou seja, juntar os dois negócios, pode ser que leve um tempo para adaptar a cultura de trabalho, processos e sistemas. Empresas grandes e multinacionais costumam adotar essa estratégia, pois já conseguem absorver uma boa fatia de mercado provinda da empresa que está se unindo a matriz.
Uma outra alternativa seria a criação de uma filial no país de origem. Essa filial pode ter autonomia ou não, e atuar de acordo com as diretrizes da matriz. Pode ser uma operação independente, e isso pode ser muito interessante. O problema é que a criação de uma filial do zero tem um custo, e caso o negócio não dê retorno, pode ser que a empresa tenha investido muito dinheiro a toa.
Uma alternativa é criar uma força de vendas internacional. Isso pode ser feito por representantes comerciais, empresas de comércio exterior ou tentando fazer a venda de produtos ou serviços diretamente a fornecedores no país alvo. Além disso, é possível contratar uma pessoa independente para vender os serviços naquele país.
Uma estratégia interessante é encontrar uma empresa do mesmo segmento e tentar formar uma parceria internacional. Ser um fornecedor de um produto físico ou de um serviço de uma empresa que já atua no mercado pode ser uma alternativa para introduzir a sua marca no mercado global.
Outra forma de internacionalizar a empresa é através de sua equipe.
Como internacionalizar micro, pequenas e médias empresas
Para empresas que tem produtos físicos, a maneira mais fácil de expandir para outras localidades, é através da representação comercial e exportação para outros países. Para isso, a empresa precisará ter licensas de exportação, que podem ser um pouco difíceis no início. Porém, essa expansão pode abrir novos negócios e fazer com que a empresa tenha um crescimento bem interessante.
Empresas que trabalhem com serviços podem atuar remotamente e tentar vender online. O primeiro passo seria ter um site em inglês ou no idioma do país em que a empresa deseja expandir. O inglês é a língua oficial dos negócios internacionais. Por isso, tenha a informação disponível. Além disso, é possível cadastrar a empresa em sites de freelancer, como o fiverr, workana, upwork, freelancer, entre outros. Basta você digitar “freelancer websites” no Google, que aparecerão vários resultados interessantes.
Alternativamente, você pode simplesmente criar uma landing page em inglês, espanhol ou outro idioma e criar anúncios no google adwords ou nas mídias sociais. Colocando um simples botão de venda no PayPal, você poderá vender em dólares e receber na sua conta em reais brasileiros. Lembre-se que além de vender, você terá que entregar o produto ou serviço que deseja. Isso significa que você deverá pensar em como irá prestar esse serviço para o seu mercado potencial.
Você ainda pode tentar fazer reuniões com empresas de outros países que atuam no seu mercado para tentar vender para elas, e elas venderem para os clientes finais. Proponha o seu serviço para eles de uma forma que eles tenham vantangens em contratar vocês. Mostre que você tem qualidade. Pode ser uma operação ganha ganha para todos. Pense nisso.
Exemplos de internacionalização de empresas brasileiras
Há muitos exemplos de internacionalização de empresas brasileiras, que poderíamos citar aqui. Mas, resolvemos mostrar o nosso próprio exemplo e exemplo de algumas outras que também possuem estratégias internacionais para mostrar para você que é possível atuar em mercados externos sem muitos recursos.
A empresa já nasceu internacional. No início, fomos fundados por dois empreendedores, um deles brasileiros e o outro venezuelano/americano quando estavam na China. Os dois estavam tendo experiências de trabalho na China e pensaram: será que existe alguma empresa no Brasil fazendo a mesma coisa? Seria possível oferecer essa mesma experiência que estamos tendo para estrangeiros do mundo inteiro no Brasil? Aí nasceu a ideia de trabalhar com estágios para estrangeiros no Brasil. Do lado da empresa, a Intern Brazil atua como uma empresa que facilita a contratação de estrangeiros no Brasil. Como atua com pessoas do mundo inteiro e vende em diversas moedas, a Intern Brazil é uma empresa que já nasceu internacional.
A American Project é uma empresa do mesmo grupo da Intern Brazil. Diferentemente da Intern Brazil, que trabalha com programas de duração definida, a American Project trabalha com programas de imigração legal para os Estados Unidos. A empresa oferece um serviço completo para que o brasileiro consiga obter ao green card, trabalho nos estados unidos e todo o suporte necessário para visto e estadia. A empresa presta o serviço de assessoria migratória legal para os Estados Unidos.
Um grande orgulho para o povo brasileiro, a Natura é uma empresa que adotou algumas estratégias diferentes de internacionalização. Recentemente ela adquiriu a Avon, The Body Shop e Aesop. Essas marcas já possuíam atuação global e se incorporaram ao grupo. Na prática, há várias oportunidades para a empresa, como por exemplo a unificação de alguns sistemas de gestão, equipes, implementação de culturas e práticas comuns a todas as empresas.
Além da estratégia de aquisição de outras empresas, a Natura já expandiu para outros mercados da América Latina com operação própria. Possui verdadeiras operações na Colombia, Argentina, México, Chile e até loja na França. Alguns desses países já até desenvolveram fornecedores locais para evitar ter que ficar importando produtos do Brasil ou de outros países.
A Ambev é reconhecida pelo seu estilo de gestão, que estimula muito a meritocracia e o desenvolvimento de seus funcionários. Além de ter uma gestão e cultura muito fortes, ela possui também uma história de crescimento muito inspiradora, que faz dela a maior fabricante de cervejas do mundo.
Em 1999, Brahma e Antarctica fizeram uma fusão e se transformaram na ambev. Conforme ia crescendo, foi adquirindo outras marcas e em 2004 nasceu o grupo AB-Inbev, juntando a belga Interbrew com a Ambev. Atualmente sua estratégia tem sido de aquisição de marcas, como foi com a Corona, Cervejaria Colorado, dentre tantas outras. Muitas das marcas pertencentes ao grupo já tinham exposição internacional, e a empresa consegue administrar bem o portfólio, oferecendo suas marcas para o mundo.
Você não precisa juntar 2 empresas gigantescas para crescer e expandir internacionalmente. É possível ver aqui que sua empresa pode se juntar a uma empresa do mesmo setor de outro país, que esteja em condições muito melhores ou muito piores que a sua. Se ela estiver pior, você pode mudar a gestão e torná-la mais eficiente. Se ela estiver muito melhor, você pode aprender e implementar a gestão e boas práticas dela na sua empresa.
Quando não internacionalizar sua empresa?
Quando a empresa não tem muitas pessoas e possui recursos financeiros limitados. Talvez seja o momento de focar no mercado que ela já atua. Empresas que não planejaram crescer para outros mercados não devem expandir internacionalmente, pois simplesmente colocar um anúncio ou tentar atingir mercados internacionais sem foco ou um processo de atendimento definido, talvez não seja a melhor estratégia.
Expandir para o exterior pode ser muito arriscado para empresas que não se consolidaram no seu mercado de atuação local.
Internacionalização de equipes
Uma forma muito mais simples de internacionalização de empresas brasileiras, é através da criação de uma equipe com estagiários intercambistas. Caso queira tornar sua equipe internacional, recomendamos que você leia o Guia Definitivo sobre Recrutamento Internacional. Nele, destacamos as principais dúvidas a respeito do tema e como fazer para planejar um recrutamento internacional de respeito para a sua empresa.
A Internacionalização da sua equipe possui muitas vantagens e pode ser feita contratando uma agência de recrutamento internacional, como a Intern Brazil, ou criando um processo recrutamento dentro da própria empresa. Veja algumas vantagens:
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- Troca de culturas e aprendizado de idiomas
- Como fazer negócios em determinados países
- Recrutamento altamente qualificado e nas melhores universidades do mundo
- Valorização do ambiente local da sua empresa
- Valorização da marca empregadora como dinâmica, jovem e diversa
- Incentivo a inovação
- Novos pontos de vista para soluções e problemas comuns
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O que é uma empresa internacionalizada?
Uma empresa internacionalizada é uma empresa que atua de maneira internacional. Ela pode ter uma equipe internacional, pode possuir os documentos escritos em inglês, mesmo que atue no Brasil para facilitar a chegada de estrangeiros futuramente.
Em relação ao ambiente, a empresa pode ter reuniões e relatórios em inglês ou outro idioma. Uma empresa que se propõe a se internacionalizar, é uma organização que precisa pensar em como ela irá atuar internamente. Comos serão as reuniões, para quais mercados irão expandir, como se retratará para os investidores, etc.
Portanto, para ser internacional, a empresa pode atuar localmente. Ao ter alguém de fora na equipe, a empresa já está se internacionalizando. E isso a torna mais atrativa para o mercado. Que tal começar a pensar nesse processo?
Conclusão sobre internacionalização de empresas
Há muitas formas de internacionalização de empresas e com certeza, ela não é para qualquer empresa. Porém, o processo de atingir mercados internacionais é muito mais fácil que muitas empresas pensam. Além disso, ter alguém de outro país na equipe (que já é uma forma de globalizar sua empresa), pode conectar ainda mais a matriz com a filial, ou mesmo fazer a empresa entender nuances culturais antes de investir pesado em uma possível expansão internacional.
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